Por que decidi criar um blog

Nada me irrita mais do que a demonização das drogas. Ultimamente, todos  sabidos e ignorantes dizem o que podem e não sabem sobre o crack.  Já vi isto com a maconha e ácido (LSD).  Já li sobre balas distribuídas em portas de escolas, capazes de enlouquecer crianças e adolescentes. Nada disto era verdade. Agora, atribui-se ao crack as mazelas de pobres e menos pobres quando, na verdade, dever-se-ia evidenciar o enfraquecimento de nossos laços sociais e de nossos compromissos, oriundos da reflexão ética e tornados moris, isto é, moral, conduta, orientação a seguir.

Demonizar para esconder nossa incapacidade de enfrentamento da realidade, demonizar para ganhar o apoio fácil de quem prefere não saber para fazer de conta que resolve, pelo sintoma, em lugar de cuidar das causas. As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes. Por isso, nada me irrita mais do que a demonização enganosa.

16 comentários sobre “Por que decidi criar um blog

  1. Meus parabéns pela iniciativa, Dr. Nery! Acompanharei sua saga pela Web…

  2. Dr. Nery, sou fãde seu trabalho. Ja estivemos juntos varias vezez em Vitória/ES. Trabalhei no CPTT por 7 anos e neste periodo nos conhecemos. Seus textos, suas palavras me encantam. Estarei sempre acompanhando este blog. Hoje atuo na Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, mas sempre em parceira com o CPTT. Este trabalho na area de alcool e drogas me fascina. Abraços e sucesso…
    Nadia Almeida
    Vitória/ES.

  3. Parabéns!Concordo quando você diz ” O alvo não deve ser as drogas mas a sociedade que descompassa cada vez mais os avanços tecnológicos e a tolerância com as diferenças, a estabilidade cedendo lugar ao transitório, descartável; a superficialidade em lugar do consistente.”
    Ivone

  4. Estarei presente a cada antidemonização

  5. A clareza que nos proporciona é guia de um trabalho mais consciente e sempre nos faz ter discernimento e entusiasmo. Parabéns e muito obrigada.Um abraço!

  6. Nery
    Meus parabéns, enfim o sábio franco-baiano resolveu nos brindar com sua inteligencia de uma forma periódica. Espero que continue. Quanto ao que li, aqui no RS estamos sendo “brindados” com uma campanha forte e “cara” contra o crack financiados por uma rede de comunicação com base na antiga pedagogia do terror. A mesma empresa, há mais de 10 anos atrás, financiou o projeto “Valorização da Vida” com uma proposta oposta a que se aplica no momento. Durma-se com um barulho destes.
    Um grande abraço
    Angelo

  7. bem vindo a blogosfera, professor!

  8. Aléssia Ducasse

    Cher Nery,

    VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS!
    Fico feliz que tenha nos dado a oportunidade de ler seus comentários importantes sobre os HUMANOS, a Saúde dos BRASILEIROS e as DEPENDÊNCIAS…

    Desde que nos conhecemos, eu te admiro. A primeira vez que nos encontramos foi para estudar, sempre com seriedade, ética, entusiasmo e compromisso com a vida, no Centre Medical Marmottan, em Paris, com o Professor Olievenstein.

    Como vê você não está só. VAMOS CONTINUAR NOSSO TRABALHO COM A DIGNIDADE DE SEMPRE!
    Agradeço pela criação de seu blog, muito bem vindo!

    Um abraço franco-brasileiro e cuidadoso,
    Aléssia Ducasse, de Belo Horizonte.

  9. Dr Neri
    Admiro a sua lucidez, inteligencia e compreensao da realidade . Parabens pelo blog.
    Sucesso sempre !
    Maria de Salvador

  10. Olá Dr Nery,
    Obrigada por nos brindar com seus conhecimentos. Isso, me ajudou a desconstruir discursos falsos,
    sobre as drogas, que
    ainda ressoavam em mim.

    Muito obrigada.
    Te conheci na Metropole.
    Salvador/Ba

  11. Elaine F. Cunha Mesquita

    Prof. e Dr. Antônio Nery,
    Que saudades!!!! Você não imagina o impacto que foi sua fala aqui em Goiânia… Como causou polêmicas e abriu espaços para uma discussão mais humanizada e democrática sobre a assistência aos usuários de drogas… Recebeu meus emails de agradecimento??? Poderemos algum dia contar novamente com sua presença aqui???? Se for possível, é só marcar a data que agilizaremos todas as providências para recebê-lo…. Quando quiser, data, horário…. Faremos de sua vinda um novo acontecimento para novas reflexões e polêmicas na rede ad…. Aguardo seu retorno. Abraços carinhosos!!!!!

    • Caríssima Elaine e demais amigos de Goiania: foi uma experiência inusitada o seminário. Fico feliz com o bom efeito de minhas intervenções. O CETAD/UFBA continua aberto para as prometidas visitas técnicas. Podemos pensar em alguma coisa para o final do semestre acadêmico. Grande e amistoso abraço

      • Elaine Fernandes da Cunha Mesquita

        Prof. E dr. Antônio Nery
        Estamos chegando ao final do semestre. Quando poderá vir aqui novamente???
        Fizemos a gravação de sua palestra e um jornalista fez a escrita dela. Além de uma reportagem maravilhosa num jornal respeitado aqui em Goiânia. Quero um endereço para enviar estes materiais, inclusive do Cons. de Rua. Aguardo sua resposta com muitas saudades (minha e de todo povo goiano)

  12. Melquiades Pimenta

    Parabens Nery, estarei acompanhando. Abraços

  13. Elaine Fernandes da Cunha Mesquita

    Prof. Antônio Nery,
    Tudo bem por aí??? Aqui em Goiânia estamos enfrentando uma luta ferrenha contra as ações coercitivas e excludentes nos cuidados aos usuários de álcool e outras drogas…. Fizemos outro seminário no final do ano debatendo com a comunidade os Direitos dos Usuários de Drogas…. E continuamos na defesa esse ano….
    Saudades de você…
    Nos dê notícias….

Deixe um comentário